Escolha uma Página

Operadoras abrem cadastro para clientes que não querem receber chamadas de telemarketing; bloqueio ocorre em até 30 dias

16/07/2019 às 09h39

Ninguém gosta de receber chamadas indesejadas, principalmente se forem para vender algum serviço. A Anatel estima que pelo menos 30% das ligações de telemarketing são relacionadas às operadoras de telefonia, que finalmente criaram uma forma fácil de bloquear esse tipo de chamada: o Não Me Perturbe.

A partir desta terça-feira (16), é possível cadastrar seu número no site Não Me Perturbe, mantido pelas operadoras AlgarClaro/NETNextelOiSercomtelSkyTIM e Vivo. É necessário informar o nome completo, CPF e endereço de e-mail.

A partir daí, você pode adicionar seus números de telefone e solicitar o bloqueio, que será efetivado em até 30 dias. O consumidor também poderá remover posteriormente o telefone do sistema de bloqueio, caso tenha interesse (?!).

De acordo com o jornal O Globo, as operadoras que descumprirem o cadastro podem ser multadas pela Anatel, com penalidades que podem chegar a R$ 50 milhões. Segundo um relatório do aplicativo Truecaller, os brasileiros recebem em média 37,5 ligações de televendas por mês.

A opção de bloqueio ao telemarketing faz parte da lista de medidas para combater abusos, que também estabelece princípios como ligar em horários adequados; não ligar de forma insistente; respeitar o fato de os consumidores não desejarem receber ligações; receber e tratar reclamações sobre ligações indesejadas; garantir adesão à Lei de Proteção de Dados Pessoais e, por fim, cooperar na melhoria do telemarketing em outros setores.

Quando é que bancos e financeiras irão abrir um cadastro desses?

fonte:

https://tecnoblog.net/298841/pedir-bloqueio-ligacoes-telemarketing-nao-me-perturbe/

 

 

 

× Como posso te ajudar?