Qual a importância de um suporte de TI em minha empresa?
Imagine você, qual seria a situação de um Banco, se esta instituição financeira perdesse de uma só vez, todas as informações referentes a seus correntistas. Saldos bancários, pagamentos, transferências, dívidas com empréstimos e outros. Haveria uma grande caos.
Da mesma forma, imagine que cadeias enormes de suprimentos, grandes comércios atacadistas e varejistas perdessem também todos os seus dados e informações com relação a seus clientes. Como seriam fornecidos tais produtos a contento e necessidade da população?
Desta forma, os processos de gestão e administração destas grandes empresas, necessita de um suporte bem qualificado em organização e gestão de informação, que facilite toda comunicação entre empresas prestadoras de serviços, por meio das tecnologias disponíveis no mercado. Este suporte se chama TI: Tecnologia da Informação, evitando que tamanha complexidade em sistemas se perca e ou entre em colapso.
Antigamente, quando os computadores começaram a ser utilizados nos processos industriais, estes possuíam grandes dimensões e havia certa lentidão nos processos de gestão de negócios. Assim, no começo, a Tecnologia da Informação bem pouco retorno proporcionou ao mercado.
Contudo, com os avanços tecnológicos, tais computadores passaram a comunicar-se entre si, organizando e agilizando prestações de serviços. Tal mudança facilitou os trabalhos e negociações entre empresas, aumentando a lucratividade.
Assim, mais do que máquinas para produção, era preciso administrar a informação por trás de todo este maquinário. E com o passar dos anos, cada vez mais este suporte passou a ser requisitado, dada a complexidade de inúmeros avanços na sociedade com o advento da internet. Os comércios on line, por exemplo, cresceram consideravelmente tendo em vista a comodidade de comprar produtos e serviços em casa.
A medida que tais avanços aumentam, maior é a necessidade de um conjunto de atividades e soluções providas através da tecnologia empregada nos computadores, na forma de organizar e administrar dados, documentos, transações e outros. A forma como tais máquinas se comunicam e agilizam tais processos no mercado é o que garante a competitividade entre estas empresas de pequeno, médio e grande porte, gerando ainda mais receitas e empregos.